HOME  »  FELLOWSHIPS
sitemap
Fellowship - Research assistant (BSc holder) - APPLICATION PERIOD HAS ENDED

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através do Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados (INDEA), no âmbito do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM), abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica, nos seguintes termos:

Título do projeto: EnvironOme - Integrating Omics in Ecotoxicology: tools for environmental risk assessment (PTDC/AGR-PRO/3496/2012).

Coordenador do projeto e da bolsa: Professor Doutor Marco Filipe Loureiro Lemos.

Área científica da bolsa: Ecotoxicologia.

Tipo de bolsa: Bolsa de Investigação (BI).

Fins: Desenvolvimento de ferramentas bioquímicas para a avaliação de risco ecológico.

Objeto: Desenvolvimento de ferramentas baseadas em biomarcadores para a avaliação de risco ecológico de organismos edáficos.

Duração da bolsa: 6 meses, eventualmente renováveis até à data de términus do projeto, com início previsto em março de 2014.

Objetivos a atingir pelo candidato: Desenvolver ensaios ecotoxicológicos com Folsomia candida e obtenção de amostras de modo a avaliar diversos biomarcadores de modo a propor ferramentas de avaliação de risco ecológico.

Destinatários: Titulares de licenciatura na área da Biologia, Biotecnologia ou áreas afins.

Perfil desejado: O candidato deve possuir licenciatura na área da Biologia, Biotecnologia ou áreas afins. Procuramos um candidato altamente motivado com experiência em ensaios ecotoxicológicos, e desenvolvimento de biomarcadores enzimáticos. Disponibilidade imediata, bom domínio da língua inglesa, elevado grau de autonomia e forte motivação para trabalho em equipa.

Local de desenvolvimento dos trabalhos: Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM) - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), Peniche, Portugal.

Entidade financiadora: Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através de fundos nacionais e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC).

Componentes financeiras da bolsa: Subsídio mensal de manutenção, no valor de €745,00, de acordo com o Regulamento de Bolsas de Formação Avançada da FCT e Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IPL.

Periodicidade: Mensal.

Modo de pagamento da bolsa: Cheque ou transferência bancária.

Regime de atividade: Exclusividade, de acordo com a regulamentação aplicável.

Avaliação das candidaturas: A avaliação das candidaturas será feita mediante análise curricular e eventual entrevista, tendo em consideração o perfil desejado e os critérios de avaliação definidos.

Critérios de avaliação: Será dada preferência a candidatos que demonstrem possuir fortes conhecimentos no domínio de biomarcadores enzimáticos no âmbito de ensaios ecotoxicológicos. Os critérios de avaliação e seriação constam de ata elaborada pelo júri, que poderá ser consultada mediante pedido dos interessados.

Júri: O júri responsável pela avaliação das candidaturas será constituído pelos Professores Doutores: Marco Filipe Loureiro Lemos (que preside), Rui Filipe Pinto Pedrosa e Teresa Margarida Lopes da Silva Mouga; Suplentes: Professores Doutores Américo do Patrocínio Rodrigues e Alexandra Augusta Ramos Lopes da Cruz.

Renovação da bolsa: Nos termos do artigo 19.º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IPL.

Prazo de candidatura: 12 a 26 de fevereiro de 2014.

Formalização da candidatura:

Formulário de Candidatura, devidamente preenchido e assinado, disponível em www.ipleiria.pt, acompanhado da seguinte documentação:

a) Documentos comprovativos de que reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa a concurso, nomeadamente;

- Documento comprovativo das habilitações académicas exigidas (com média final e classificação das disciplinas realizadas);

- Documento comprovativo das habilitações profissionais (incluindo ações de formação, especializações, seminários, entre outros);

b) Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado;

c) Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;

d) Qualquer outro documento que considere relevante para a apreciação da candidatura.

Envio de candidaturas: As candidaturas poderão ser entregues pessoalmente na ESTM; ou remetidas por correio para Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Santuário Nossa Sra. dos Remédios, 2520-641 Peniche (em carta registada com aviso de receção, expedida até ao termo do prazo fixado); ou enviadas por e-mail para marco.lemos@ipleiria.pt.

Divulgação dos resultados: Até 5 dias úteis após a realização dos métodos de seleção, mediante envio de e-mail com recibo de entrega ou notificação pessoal aos candidatos.

Modelo de contrato de bolsa e de relatórios finais: Modelos aprovados pelo Instituto Politécnico de Leiria.

Regime de informação e publicidade dos financiamentos concedidos: Nos termos do artigo 22.º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IPL.

Regulamentação aplicável: Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., Regulamento n.º 326/2013, publicado na 2.ª série do DR n.º 164, de 27 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do Instituto Politécnico de Leiria, Regulamento n.º 39/2005, publicado na 2.ª série do DR n.º 97, de 19 de maio, com as alterações introduzidas pelo Despacho n.º 3163/2009, publicado na 2.ª série do DR n.º 16, de 23 de janeiro; Despacho n.º 238/2011, publicado na 2.ª série do DR n.º 3, de 5 de janeiro e Despacho n.º 13700/2011, publicado na 2.ª série do DR n.º 196, de 12 de outubro; Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, publicada na I Série-A do DR n.º 194, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, publicado na 1.ª série do DR n.º 165, de 27 de agosto, pela Lei n.º 12/2013, publicada na 1.ª série do DR n.º 20, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de julho, publicado na 1.ª série do DR n.º 130. Leiria, 12 de fevereiro de 2014.

 

O Presidente do IPL

Nuno André de Oliveira Mangas Pereira

 

 

Fellowship - Research assistant (MSc holder) - ENDED


O Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM), abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica para Mestre, nos seguintes termos:   

Título do Projeto: EnvironOme – Integrating Omics in ecotoxicology: tools for environmental risk assessment (PTDC/AGR-PRO/3496/2012)

Coordenador do Projeto: Professor Doutor Marco Filipe Loureiro Lemos

Coordenador da Bolsa: Professor Doutor Marco Filipe Loureiro Lemos

Área Científica da Bolsa: Ecotoxicologia

Tipo de Bolsa: Bolsa de Investigação para Mestre (BI)

Fins: Desenvolvimento de ferramentas bioquímicas para a avaliação de risco ecológico.

Objeto: Desenvolvimento de ferramentas baseadas em biomarcadores para a avaliação de risco ecológico de organismos edáficos.

Duração da Bolsa: 12 meses, com início previsto em 1 de Janeiro de 2014, eventualmente renováveis até à data de términus do projeto.

Objetivos a atingir pelo candidato: Desenvolver ensaios ecotoxicológicos com Folsomia candida e avaliar diversos biomarcadores (bioquímicos e perfil de ácidos gordos) destes organismos de modo a propor ferramentas de avaliação de risco ecológico.

Destinatários: Titulares de mestrado na área da Biologia ou áreas afins.

Perfil desejado: O candidato deve possuir um mestrado na área da Biologia, Biotecnologia ou áreas afins. Procuramos um candidato altamente motivado com experiência em ensaios ecotoxicológicos, e desenvolvimento de biomarcadores enzimáticos e perfil de ácidos gordos. Dá-se preferência a candidatos com vasta experiência na utilização de cromatografia gasosa. Disponibilidade imediata, bomdomínio da língua inglesa, elevado grau de autonomia, forte motivação para trabalho em equipa e interesse em prosseguir para doutoramento.

Local de desenvolvimento dos trabalhos: Grupo de Investigação em Recursos Marinhos/ Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM)/ Peniche/ Portugal, sob a orientação científica do Prof. Doutor Marco Lemos.

Entidade Financiadora: Financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC).

Componentes financeiras da bolsa: Subsídio mensal de manutenção, no valor de 980,00€, de acordo com o Regulamento de Bolsas de Formação Avançada da FCT.

Periodicidade: Mensal.

Modo de pagamento da bolsa: Cheque ou transferência bancária.

Regime de Atividade: Exclusividade, de acordo com a regulamentação aplicável.

Avaliação das candidaturas: A avaliação das candidaturas será feita mediante análise curricular e eventual entrevista, tendo em consideração o perfil desejado e os critérios de avaliação definidos.

Critérios de avaliação: Será dada preferência a candidatos que demonstrem possuir fortes conhecimentos no domínio de biomarcadores enzimáticos e perfil de ácidos gordos no âmbito de ensaios ecotoxicológicos; e vasta experiência na utilização de cromatografia gasosa. Os critérios de avaliação e seriação constam de ata elaborada pelo júri, que poderá ser consultada mediante pedido dos interessados.

Júri: O júri responsável pela avaliação das candidaturas será constituído pelos Doutores: Marco Filipe Loureiro Lemos (que preside), Rui Filipe Pinto Pedrosa, Alexandra Augusta Ramos Lopes da Cruz; Suplentes: Américo do Patrocínio Rodrigues e Teresa Margarida Lopes da Silva Mouga.

Renovação da bolsa: Nos termos do artigo 19.º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IPL.

Prazo de candidatura: __ a __ de ________ de 20__ (a definir pelo INDEA).

Formalização da candidatura:

Formulário de Candidatura, devidamente preenchido e assinado, disponível emwww.ipleiria.pt, acompanhado da seguinte documentação:

a) Documentos comprovativos de que reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa a concurso, nomeadamente;

- Documento comprovativo das habilitações académicas exigidas (com média final e classificação das disciplinas realizadas);

- Documento comprovativo das habilitações profissionais (incluindo ações de formação, especializações, seminários, entre outros);

b) Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado;

c) Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;

d) Qualquer outro documento que considere relevante para a apreciação da candidatura.

Envio de candidaturas: As candidaturas poderão ser entregues pessoalmente na ESTM; ou remetidas para Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Santuário N.ª Sra. dos Remédios, 2520 - 641 Peniche - PORTUGAL (em carta registada com aviso de receção, expedida até ao termo do prazo fixado); ou enviadas por e-mail paramarco.lemos@ipleiria.pt

Divulgação dos resultados: Até 5 dias úteis após a realização dos métodos de seleção, mediante envio de e-mail com recibo de entrega ou notificação pessoal aos candidatos.

Modelo de contrato de bolsa e de relatórios finais: Modelos aprovados pelo Instituto Politécnico de Leiria.

Regime de informação e publicidade dos financiamentos concedidos: Nos termos do artigo 22.º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IPL.

Regulamentação aplicável: Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., Regulamento n.º 234/2012, publicado na 2.ª série do DR n.º 121, de 25 de junho; Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do Instituto Politécnico de Leiria, Regulamento n.º 39/2005, publicado na 2.ª série do DR n.º 97, de 19 de maio, com as alterações introduzidas pelo Despacho n.º 3163/2009, publicado na 2.ª série do DR n.º 16, de 23 de janeiro; Despacho n.º 238/2011, publicado na 2.ª série do DR n.º 3, de 5 de janeiro e Despacho n.º 13700/2011, publicado na 2.ª série do DR n.º 196, de 12 de outubro; Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, publicada na I Série-A do DR n.º 194, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, publicado na 1.ª série do DR n.º 165, de 27 de agosto e pela Lei n.º 12/2013, publicada na 1.ª série do Diário da República n.º 20, de 29 de janeiro.

 

LeiriaLeiria, 27 de dezembro de 2013

 

O Presidente do IPL

Nuno André de Oliveira Mangas Pereira


http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=41504&lang=pt

Selecção de candidatos a submissão de candidaturas ao Concurso para Atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento da FCT 2013

Aceitamos candidaturas a submeter ao Concurso para Atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento da FCT de 2013 no tema:

EnvironOme – Integrating Omics in ecotoxicology: tools for environmental risk assessment

A candidatura deve incluir:

- Curriculum vitae do candidato;

- Carta de motivação e referências.

As candidaturas, assim como qualquer questão relativa à candidatura, deverão ser enviadas até dia 30 de Agosto, para Marco Lemos (marco.lemos@ipleiria.pt).

Os trabalhos serão desenvolvidos no GIRM – IPLeiria, na Vrije Universiteit (Amesterdão, Holanda), na Ghent University (Bélgica) e na Universidade de Coimbra.

Os candidatos deverão ter licenciatura e mestrado em Biologia, Bioquímica ou áreas relacionadas (classificação final de 15/20 ou superior). Os alunos deverão estar preparados para estadias e trabalho no estrangeiro.

Sumário (EN)

EnvironOme – Integrating Omics in ecotoxicology: tools for environmental risk assessment (PTDC/AGR-PRO/3496/2012) is a project financed by national funding through FCT/MCTES (PIDDAC) and the Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) through COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC). http://www.environome.ipleiria.pt/

The PhD proposal will be integrated within the framework of this funded project. The main objective of EnvironOme is to determine the mechanisms of pesticide toxicity in edaphic invertebrates, under realistic exposure scenarios, by combining responses at different levels of biological organization. Several transcriptomics and proteomics techniques will be applied, in combination with individual and population level responses (acute and chronic tests), to decipher the early molecular events involved in toxicant responses that will result in the adverse effects observed at higher levels of organization. The test species of this project is F. candida which is a common and widespread arthropod, occurring in soils throughout the world, and has been used as a "standard" test organism in chemical effect assessment for more than 40 years. With this project it is expected a better understanding of toxicants’ pathways of toxicity and the development and validation of a set of effective molecular tools (proteomics and transcriptomics) to assess the effects of pesticides in edaphic invertebrates, transposing them to field exposure bioassay scenarios (a major asset for Environmental Risk Assessment).

The collaboration of GIRM and IMAR (Portugal) with L-ProBE from Ghent University (Belgium) and VU Amsterdam (The Netherlands) and the private company ECT Oekotoxikologie GmbH (Germany) allows us to strength the foundations of ecotoxicoproteomics and ecotoxicogenomics, a mechanistic and holistic approach, not yet fully explored, but with expected significant impacts in several research fields in environmental sciences and regulatory agencies.

Pos-doc Fellowship - ENDED

 

Resumo do anúncio:

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através do Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados (INDEA), no âmbito do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM), abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto " EnvironOme - Integrating Omics in Ecotoxicology: tools for environmental risk assessment", na área da Ecotoxicologia, com a duração de 6 meses.

Texto do anúncio

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através do Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados (INDEA), no âmbito do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM), abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica, nos seguintes termos:

Título do Projeto: EnvironOme - Integrating Omics in Ecotoxicology: tools for environmental risk assessment (PTDC/AGR-PRO/3496/2012).

Coordenador do Projeto e da Bolsa: Professor Doutor Marco Filipe Loureiro Lemos.

Área Científica da Bolsa: Ecotoxicologia.

Tipo de Bolsa: Bolsa de Pós-Doutoramento (BPD).

Fins: Desenvolvimento de ferramentas moleculares para a avaliação de risco ecológico.

Objeto: Desenvolvimento de ferramentas moleculares baseadas em transcriptómica e proteómica para a avaliação de risco ecológico de organismos edáficos.

Duração da Bolsa: 6 meses, não renováveis, com início previsto em 01 de julho de 2013.

Destinatários: Titulares de doutoramento na área da Biologia, Ecotoxicologia ou áreas afins.

Perfil desejado: O candidato deve possuir um doutoramento na área da Biologia, Ecotoxicologia ou áreas afins. Procuramos um candidato altamente motivado com vasta experiência nas seguintes áreas: transcriptómica, proteómica, biomarcadores enzimáticos, com especial ênfase em ensaios ecotoxicológicos com organismos edáficos. Disponibilidade imediata, bom domínio da língua inglesa, elevado grau de autonomia, forte motivação para trabalho em equipa.

Local de desenvolvimento dos trabalhos: Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM) - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), Peniche, Portugal.

Entidade Financiadora: Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através de fundos nacionais e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC).

Componentes financeiras da bolsa: Subsídio mensal de manutenção, no valor de 1.495,00€, de acordo com o Regulamento de Bolsas de Formação Avançada da FCT.

Regime de Atividade: Exclusividade, de acordo com a regulamentação aplicável.

Avaliação das candidaturas: A avaliação das candidaturas será feita mediante análise curricular e eventual entrevista, tendo em consideração o perfil desejado e os critérios de avaliação definidos.

Critérios de avaliação: Será dada preferência a candidatos que demonstrem possuir fortes conhecimentos no domínio da transcriptómica, proteómica, biomarcadores enzimáticos, com especial ênfase em ensaios ecotoxicológicos com organismos edáficos. Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: doutoramento na área da ecotoxicologia (2 valores), experiência com ensaios que envolvam várias espécies de organismos edáficos e uso de ferramentas moleculares em avaliação de risco ecológico (4 valores), com mais de 15 publicações em revistas ISI na área pretendida (4 valores). A ponderação será efetuada da seguinte forma: a habilitação académica terá um fator de ponderação de 3 e a experiência na área de investigação 7. Os critérios de avaliação e seriação constam de ata elaborada pelo júri, que poderá ser consultada mediante pedido dos interessados.

Júri: O júri responsável pela avaliação das candidaturas será constituído pelos Professores Doutores: Marco Filipe Loureiro Lemos (que preside), Rui Filipe Pinto Pedrosa e Américo do Patrocínio Rodrigues; Suplentes: Sérgio Miguel Franco Martins Leandro e Teresa Margarida Lopes da Silva Mouga.

Renovação da bolsa: Nos termos do artigo 19.º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IPL.

Prazo de candidatura: 05 a 20 de junho de 2013.

Formalização da candidatura:

Formulário de Candidatura, devidamente preenchido e assinado, disponível em www.ipleiria.pt, acompanhado da seguinte documentação:

a) Documentos comprovativos de que reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa a concurso, nomeadamente;

- Documento comprovativo das habilitações académicas exigidas (com média final e classificação das disciplinas realizadas);

- Documento comprovativo das habilitações profissionais (incluindo ações de formação, especializações, seminários, entre outros);

b) Curriculum Vitae detalhado, datado e assinado;

c) Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;

d) Qualquer outro documento que considere relevante para a apreciação da candidatura.

Envio de candidaturas: As candidaturas poderão ser entregues pessoalmente na ESTM; ou remetidas por correio para Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Santuário N.ª Sra. dos Remédios, 2520-641 Peniche (em carta registada com aviso de receção, expedida até ao termo do prazo fixado); ou enviadas por e-mail para marco.lemos@ipleiria.pt.

Divulgação dos resultados: Até 5 dias úteis após a realização dos métodos de seleção, mediante envio de e-mail com recibo de entrega ou notificação pessoal aos candidatos.

Modelo de contrato de bolsa e de relatórios finais: Modelos aprovados pelo Instituto Politécnico de Leiria.

Regime de informação e publicidade dos financiamentos concedidos: Nos termos do artigo 22.º do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do IPL.

Regulamentação aplicável: Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., Regulamento n.º 234/2012, publicado na 2.ª série do DR n.º 121, de 25 de junho; Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do Instituto Politécnico de Leiria, Regulamento n.º 39/2005, publicado na 2.ª série do DR n.º 97, de 19 de maio, com as alterações introduzidas pelo Despacho n.º 3163/2009, publicado na 2.ª série do DR n.º 16, de 23 de janeiro; Despacho n.º 238/2011, publicado na 2.ª série do DR n.º 3, de 5 de janeiro e Despacho n.º 13700/2011, publicado na 2.ª série do DR n.º 196, de 12 de outubro; Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, publicada na I Série-A do DR n.º 194, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, publicado na 1.ª série do DR n.º 165, de 27 de agosto e pela Lei n.º 12/2013, publicada na 1.ª série do Diário da República n.º 20, de 29 de janeiro.

Leiria, 05 de junho de 2013.

O Presidente do IPL

Nuno André de Oliveira Mangas Pereira


http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=36825&lang=pt